sexta-feira, 8 de abril de 2011

Torta Pascoalina

Ingredientes:

Massa:
500 gramas de farinha peneirada
100 gramas de manteiga sem sal
1 colher de sopa de sal
2 xícaras de água
4 colheres de sopa de parmesão ralado (para montagem)
Recheio:
2 maços de espinafre fresco, apenas as folhas
2 cebolas médias picadas
1 dente de alho bem picadinho
1 xícara de manteiga sem sal
Ovos (para montagem)
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
200 gramas de ricota fresca debulhada



Modo de preparo:

Massa
Em superfície enfarinhada, misture todos os ingredientes, juntado a água pouco a pouco, até chegar no ponto em que não grude nas mãos. Caso seja necessário, colocar mais água ou farinha.
Deixar descansar num pano úmido, untado com farinha, por 15 minutos.
Recheio
Refogue as folhas da espinafre numa frigideira com um fio de azeite de oliva por uns 5 minutos. Deixe esfriar. Depois de fria, aperte bem para retirar toda a água e deixar mais secas possível. Pique-as rusticamente. Em uma panela, em fogo baixo, leve as cebolas para dourar com metade da manteiga; após suar um pouco, adicione as folhas de espinafre, o alho, o sal e a pimenta. Adicione o restante da manteiga e refogue por 4 minutos– cuidado para não deixar o espinafre escurecer. Desligue o fogo e deixe esfriar. Misture a ricota ao espinafre depois que este esfriar.

Montagem
Em uma superfície enfarinhada, estique metade da massa com o rolo até ficar o mais fina possível sem rasgar. Coloque-a massa uma forma redonda grande untada (ou três pequenas) com cuidado e deixando sobrar massa para fora das bordas. Coloque o recheio sobre a massa, espalhando com cuidado. Faça pequenos “buracos” no espinafre para colocar o ovo. Se for uma forma grande, quebre com cuidado três ovos e despeje-os nos buracos; se forem três pequenas, despeje um em cada buraco.
Estique a outra metade da massa por cima e corte o excesso das bordas.
Pincele com gema e espalhe parmesão ralado.
Leve ao forno médio por cerca de 25 minutos ou até a massa ficar dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário