quarta-feira, 20 de abril de 2011

Colomba trufada com geleia de maracujá

Ingredientes:
 
Massa
500 g de farinha de trigo
30 g de fermento biológico
100 g de manteiga
100 g de açúcar
5 gemas de ovos
30 g de mel
1 colher (café) de sal
200 ml de leite gelado
3 colheres (sopa) de essência de laranja
raspas de uma laranja

Recheio
350g de chocolate branco picado

Cobertura
800g de chocolate branco
200g de creme de leite sem soro
20 ml de rum
300g de maracujá com semente
150 g de açúcar

Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o fermento e o esfarele com as mãos. Adicione duas colheres de farinha, quatro colheres de água e misture. Este procedimento é importante para saber se o fermento está bom.
É essa a massa que fará com que a colomba fique macia. Deixe descansar por 20 minutos, até que cresça.
Em seguida, em uma superfície de pedra, junte farinha de trigo com massa de fermento, margarina, açúcar, sal, ovos, 50 ml de leite e mel.  Misture bem com as mãos. O mais recomendável é utilizar uma batedeira para deixar a massa mais homogênea e lisa.
Enquanto bate, acrescente essência e lascas de laranja. Faça esse procedimento durante 20 minutos e acrescente leite, aos poucos. A massa estará pronta quando atingir o ponto do véu, ou seja, chegar a uma textura em que possa ser esticada, com transparência sem se romper.
Espalhe um pouco de óleo na superfície para não grudar e estique. Acrescente gotas de chocolate. Aperte-as para enterrá-las.
Divida a massa em três partes, uma grande e outras duas pequenas. Estique cada porção, enrole em formato de cilindro e ajeite dentro da forma. Para que a massa cresça, deixe descansar de 30 a 50 minutos.
Enquanto isso, prepare o recheio. Em uma panela, coloque o chocolate branco em banho-maria. Assim que derreter, misture o creme de leite.
Em outro recipiente, coloque açúcar, suco de maracujá com semente e rum. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Quando formar uma espuma na mistura, retire-a com auxílio de uma escumadeira.
Depois de pronto, misture grande parte da geleia com o chocolate branco derretido. Guarde um pouco da geleia para enfeitar a cobertura da colomba. Leve-a para gelar no refrigerador por 30 minutos.
Assim que a massa da colomba crescer, leve-a ao forno preaquecido, aos 180°C, por 30 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar. Depois de fria, corte em três camadas iguais. Recheie as partes com a mistura que está na geladeira. Repita em todas as camadas.
Por fim, cubra com a geleia de maracujá.
*Receita cedida pelo chef Felipe Abrahão

Nenhum comentário:

Postar um comentário