terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bolinho de Charque com Queijo Coalho

Ingredientes

250 gramas de charque dessalgado, cozido e desfiado (aproximadamente 450 gramas de charque cru).
400 gramas de batata Asterix descascada
150 gramas de queijo coalho ralado
1/2  cebola roxa picada
2 colheres (sopa) de salsa picada
Azeite extra virgem
Pimenta do Reino moída na hora (a gosto)
Sal
Farinha de trigo (que baste)
2 ovos
Farinha Panko (que baste) – farinha muito usado na culinária japonesa, super crocante 

Modo de preparo

Dessalga do charque: corte de 450 a 500 gramas de charque em cubos de 1 cm e lave-os bem em água corrente. Em seguida deixe-os de molho em um recipiente com 2,5 litros de água, na geladeira. Faça 3 trocas de água a cada 3 horas.
Cozinhe o charque até que esteja macio e possa ser facilmente desfiado (aproximadamente 1 hora em panela normal ou 35 minutos em panela de pressão). Desfie-o em fios de 1 cm, descartando os pedaços de gordura ou nervo. Em uma frigideira refogue a cebola roxa em um fio de azeite até que comece a murchar, adicione a carne desfiada e continue refogando até começar a dourar a carne, reserve.
Cozinhe as batatas até estarem macias o suficiente para serem amassadas, então amasse-as e passe por uma peneira. Misture a batata, o charque, o queijo coalho, a salsa e misture até obter uma massa homogênea. Se necessário, corrija o sal e adicione pimenta. Faça bolinhos de 30 gramas e empane-os em farinha de trigo, ovo e farinha Panko. Frite-os em óleo a 160 graus, até que fiquem dourados. Se preferir, congele-os e, quando quiser, frite-os.
Receita do Restô 607

Nenhum comentário:

Postar um comentário