quarta-feira, 3 de julho de 2013

Qual é a diferença entre Sommelier, Enófilo e Enólogo?

SommelierÉ o profissional responsável no restaurante ou loja por tudo relacionado as bebidas alcoólicas, em especial o vinho. A elaboração da carta de vinhos, a compra e reposição, o armazenamento e o serviço do vinho isso tudo é responsabilidade do sommelier.
Diversas entidades ministram cursos profissionalizantes, como as ABS, as SBAV, os SENAC e várias escolas particulares.

Enófilo: É aquele que adora (gosta) de vinho, anota informações sobre os vinhos que toma, tira fotos dos rótulos preferidos, costuma frequentar encontro de apreciadores e confrarias. Em suma , enófilo é o entusiasta e amante de vinho. Um comentário muito inteligente diz que "Enólogo é o cara que diante do vinho toma decisões, e Enófilo é aquele que, diante das decisões toma vinho" (de Luiz Groff).

Enólogo: Ou enologista, é um estudioso e especialista em enologia, a ciência que trata do vinho, da técnica de produção e conservação. O Enólogo trabalha na vinícola e é responsável por todas as decisões de produção do vinho: análise do solo, métodos de irrigação, escolha das mudas, da melhor técnica para plantar, para podar, para colher. Após a colheita o enólogo define as técnicas de vinificação, os cortes (mistura de uvas), o tempo de amadurecimento e a hora de colocar o vinho no mercado.
O Enólogo é um profissional formado em Agronomia, com especialização em Enologia, ou formado em uma faculdade de Enologia. No Brasil só existe uma Universidade que oferece este curso, está em Bento Gonçalves na Serra Gaúcha. As profissões de enólogo e de técnico em enologia foram regulamentadas no Brasil em 2007, pela Lei nº 11.476, de 29 de maio.

Fonte: Academia do Vinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário