quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vodkca


O destilado nasceu entre a Rússia e a Polônia por volta do século XIII, mas a maioria dos documentos relacionados a sua história foram destruídos no século XVII quando a Igreja Ortodoxa Russa rotulou a vodca como criação do demônio. Ela pode ser feita de qualquer carboidrato cru com potencial de fermentação: grãos como milho, centeio, trigo, ou batata, beterraba… Como, depois de fermentada, é até quatro vezes destilada e três vezes filtrada, para eliminar qualquer impureza, não há diferença notável de sabor do produto final qualquer seja o ingrediente-base. Uma boa vodca pode ser reconhecida pela textura levemente cremosa quando congelada, o aroma doce e/ou de grãos e um gosto residual agradável e duradouro.
Por ser o destilado mais versátil de todos– sabor neutro, fácil infundir sabores, misturá-la em drinques ou tomá-la pura– é o mais vendido no mundo. Um segmento crescente no mercado de vodcas são as flavorizadas, ou aromatizadas. A precursora foi a Stolichnaya que criou, em 1966, a Stoli Limon. Hoje em dia quase qualquer sabor é infundido (passado para a bebida através da fervura sem evaporação do álcool): pimenta, baunilha, laranja, canela, tangerina, chocolate…. Com todos esses sabores, a criação de drinques ficou ainda mais rica e cheia de possibilidades. Drinques clássico: caipirinha, vodca Martini…

Grandes marcas
* Absolut: Feita em Ahus, na Suécia, é a terceira marca de destilados mais vendida no mundo. Seu nome vem da frase “Absolut renat Brännvin”, o que significa “Vodca absolutamente pura”.
* Belvedere: Criada com centeio polonês colhido a mão, é feita na região de Masovia. É quatro vezes destilada e filtrada através de um filtro natural de carvão e um tipo de alga fossilizada.
* Ketel One: Vodca alemã criada em 1691 por Joannes Nolet
* Skyy: Vodca de milho feita em Ilinois, EUA, é quatro vezes destilada e triplamente filtrada.
* Stolichnaya: A destilaria original fica em Irkutsk, na Sibéria. A água da qual é feita, com nível de pureza incrível, vem do lago Baikal.
* Smirnoff: Fundada em 1860, em Moscou, Smirnoff foi a primeira marca a usar carvão na filtragem e mais de uma filtragem a fim de obter um produto mais límpido e puro.
Outras: Armandale (Escócia), Blue Ice Potato (EUA), Brilliant (Escócia), Charodei (Rússia), Cristall (Rússia), Finlândia (Finlândia), Ciroc (França), Grey Goose (França), Krolewska (Polônia), Level (Suécia), Polska (Polônia), Shakers Original América (EUA), Teton Glacier Potato (EUA), Vertical (França), Wyborowa (Polônia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário