terça-feira, 7 de junho de 2011

Uva Gamay ( Tinto)

Origem
uma das principais uvas tintas da França, original da região de Beaujolais, sul da Borgonha, e norte das Côtes du Rhône. É responsável única pelo famoso vinho Beaujolais (q.v.), um vinho leve, brilhante, suave e muito saboroso. Na região vizinha de Mâcon, é usada na elaboração dos Mâcon tintos, mas em combinação com Pinot Noir.
Regiões de Produção
Leste da França, regiões de Beaujolais e Mâcon, nas margens do rio Saône. Hoje está bem espalhada pelo mundo, onde produz bons varietais, principalmente na Califónia, Brasil, África do Sul e Australia.
Características dos Vinhos
O vinho Beaujolais é um ícone da França. Trata-se de um vinho leve, saboroso, com uma coloraçao rubi brilhante e viva; tem aromas agradáveis de frutas frescas, pera e maça. Na boca tem corpo leve e acidez equilibrada, e sabor de ameixas frescas. É um vinho para o almoço, para a luz do dia, para 11hs da manhã. Uma delícia. O Beaujolais Villages tem todas essas características mais acentuadas e mais equilibradas, pode ser um vinho surpreendente. O Beaujolais Nouveau é um vinho de festa, para celebrar -- de dia -- a vinificaçao da Gamay; não é um vinho para análise, e sim diversão; traz as frutas frescas, ainda um pouco verdes, com um pouco de cica, como caqui ou banana quase maduros, mas não desagradável (aliás é uma injustiça comparar o Beaujolais Nouveau com qualquer vinho, que não seja o vinho verde tinto portugues).

Harmonização
Falemos do Beaujolais e do Beaujolais Villages. São vinhos leves, que acompanham bem refeiçoes leves, carnes brancas, salchichas, salada de batatas, salame e presunto cru ou cozido. Pratos mais consistentes, molhos de tomates, e carnes vermelhas atropelam o Beaujolais, que é um vinho delicado e sutil. Pode ser uma bela opçao noturna para um fondue de queijo. Deve ser tomado frio (14-15oC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário