quarta-feira, 8 de junho de 2011

Cone de amêndoas com creme de mascarpone

Ingredientes

Para o cone de amêndoas:
200 g de manteiga sem sal derretida
180 g de farinha de trigo
100 g de farinha de amêndoas
500 g de açúcar
200 ml de suco de laranja coado
2 folhas de papel manteiga
Para o creme pâtissier:
1 litro de leite integral
250 g de açúcar
12 gemas
60 g maizena
60 g de farinha de trigo
Para o creme de mascarpone:
150 g de mascarpone
50 g de chantilly caseiro (bata 1 caixinha de creme de leite, sem soro e sem açúcar, em uma batedeira até a mistura encorpar e virar chantilly)
20 g de açúcar
150 g de creme pâtissier
Para a calda de frutas vermelhas:
250 g de amora
250 g de framboesa
300 g de açúcar
300 ml de água
Para a calda de manga:
1 manga pequena, sem casca e sem caroço, em fatias
4 colh (sopa) de açúcar
300 ml de água
Modo de preparo
O cone de amêndoas:
Em uma tigela, junte a manteiga, a farinha de trigo, a farinha de amêndoas, o açúcar, o suco de laranja e misture até obter uma massa homogênea.
Coloque uma das folhas do papel manteiga em uma superfície plana e espalhe metade da massa, formando um disco fino. Repita a operação com a outra metade da receita e a outra folha de papel manteiga.
Leve ao forno médio (180ºC) por 10 minutos, apenas para deixar o disco dourado, e retire do forno. Não deixe a massa endurecer e nem ficar crocante, ela deve permanecer maleável.
Com o auxílio de um saco de confeiteiro, enrole um dos discos de amêndoa no bico do saca-puxa até formar um cone. Retire do bico, com cuidado para não quebrar a massa, e deixe esfriar. Repita a operação com o outro disco. Reserve.
O creme pâtissier:
Em uma leiteira, coloque o leite e metade do açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver.
Bata a outra metade do açúcar com as gemas, a maizena e a farinha, e transfira para uma panela. Vá acrescentando o leite fervido aos poucos, misture e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre, até encorpar. Passe para um prato fundo, cubra com filme plástico e deixe esfriar.
O creme de mascarpone:
Em uma tigela, misture o mascarpone, o chantilly, o açúcar e o creme pâtissier, até obter um creme homogêneo. Reserve.
A calda de frutas vermelhas:
Cozinhe por 15 minutos todos os ingredientes juntos, mexendo com cuidado. Após o cozimento, deixe a calda esfriando por 1 hora. Coloque na geladeira.
A calda de manga:
Cozinhe por 10 minutos todos os ingredientes juntos, mexendo com cuidado. Após o cozimento, deixe a calda esfriar e passe por uma peneira para retirar os fiapos. Reserve.
Montagem e finalização:
Coloque o creme de mascarpone em um saco de confeiteiro e recheie os cones.
Em um prato redondo grande, espalhe a calda de manga, com exceção das bordas, formando um espelho amarelo. Apenas no centro do prato, coloque pedaços das frutas vermelhas e, por cima, um dos cones já recheados. Acomode o outro cone recheado em pé e, em volta da sobremesa, disponha em espaços alternados o restante das frutas vermelhas com o mínimo de calda para decorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário