quinta-feira, 9 de junho de 2011

Torta de Palmito

Ingredientes

Para a massa:
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colh (chá) de sal
100 g de manteiga gelada em cubinhos
3 gemas
1/4 de xícara (chá) de água gelada
farinha de trigo para polvilhar
1 gema para pincelar
Para o recheio:
50 g de manteiga
1 cebola grande picadinha
1 dente de alho picadinho
600 g de palmito em conserva, em rodelinhas finas (cerca de 2 vidros grandes)
2 colh (sopa) de molho pronto de tomate
1 cubo de caldo de legumes
1 colh (sopa) de maisena
2 xícaras (chá) de leite
2 colh (sopa) de salsinha picadinha
azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino
1 pitada de açúcar
Modo de preparo

A massa:
Misture a farinha, o sal e a manteiga numa tigela grande e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Junte as gemas e, acrescentando a água aos pouquinhos e na medida do necessário, trabalhe até conseguir uma massa macia e que descole das mãos. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por cerca de 30 minutos.
O recheio:
Aqueça a manteiga e um fio de azeite numa panela média, junte a cebola, espere começar a dourar e acrescente o alho. Logo que perfumar, acrescente o palmito, o molho de tomate, o cubo de caldo, a maisena já dissolvida no leite e, sem parar de mexer, espere ferver e engrossar. Acerte o sal e a pimenta, ajuste a acidez com uma pitada de açúcar, junte a salsinha e espere esfriar.
Montagem e finalização:
Divida a massa em 2 partes (2/3 e 1/3), polvilhe uma superfície com farinha e, com um rolo, abra 1 disco de uns 30 cm e 1 outro um pouco menor. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma com fundo removível de 22 cm de diâmetro com o disco maior, espalhe o recheio na cavidade, cubra com o disco menor e pressione a borda para fechar. Decore com pedacinhos de massa, pincele com a gema e leve à geladeira por 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio). Asse por 45 minutos, até que a massa esteja bem dourada nas bordas e na superfície. Deixe amornar por 10 minutos e desenforme sobre um prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário