2 limão siciliano
1 cebola média
4 colheres (sopa) de pignoli
5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol
2 xícaras (chá) de arroz carnaroli ou arbóreo
3 colheres (sopa) de jerez
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Modo de preparo:
Lave os limões em água corrente. Reserve 1 limão para enfeitar a preparação. Raspe a casca do outro limão, parta-o ao meio e tire o suco (60 ml). Descasque a cebola, lave-a e pique em pedaços bem pequenos. Reserve.
Disponha em uma frigideira os pignoli e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Leve ao fogo e doure-os, sem parar de mexer, por 1 minutos (não deixe dourar muito). Retire do fogo, transfira para uma tigela e reserve.
Não deixe dentro da frigideira para não continuar tostando.
Em uma panela misture o suco de limão com 1 litro de água e leve a fogo até ferver. Abaixe o fogo e mantenha aquecido.
Coloque em uma outra panela (de ferro fundindo ou de fundo grosso) o azeite de oliva restante e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 3 minutos ou até a cebola ficar transparente.
Junte o arroz sem lavar. Refogue, mexendo rapidamente e sem parar, por 5 minutos ou até os grãos ficarem brilhantes e agrupados.
Misture o jerez e o sal. Em seguida, adicione 1/2 xícara (chá) de água com o limão fervente e deixe cozinhar, mexendo sem parar limpando o fundo e as laterais da panela, por 2 minutos ou até não ter mais líquidos na panela.
Continue a cozinhar, a cada minuto despeje 1/2 xícara (chá) de água com o suco de limão fervente. Não pare de mexer limpando o fundo e as laterais da panela até o arroz ficar al dente.
O risoto estará pronto quando o grão ficar macio, mas firme. O resultado deve ser uma preparação úmida mas sem caldo. Incorpore as raspas da casca de limão e a manteiga. Acerte o sal e retire do fogo.
Arrume nos pratos e polvilhe os pignolis. Decore com o limão reservado cortado em rodelas.
Sirva com peixes ou frutos de mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário