sexta-feira, 27 de maio de 2011

Filet mignon ao taleggio

Ingredientes

Para a carne:
 

4 medalhões de filet mignon com cerca de 200 g cada
100 g de queijo taleggio
100 g de presunto de Parma
 fatiado
folhas de salvia

Para o risoto:
50 g de cebola picada
50 g de salsão picado
50 ml de vinho branco
200 g de arroz carnaroli
1 litro de caldo de frango aquecido
100 g de queijo parmesão ralado
salsinha picada a gosto
tomilho a gosto
aspargos laminados a gosto
50 g de manteiga sem sal

Para a finalização:

sal
pimenta
azeite
alecrim e tomilho a gosto
azeite trufado
pontas de aspargos
4 figos cortados ao meio
200 g de palmito pupunha
Modo de preparo

A carne:
Arrume as fatias do presunto cru de forma que fique de tamanho semelhante à altura do medalhão. Posicione algumas folhas de salvia em volta da carne e enrole com o presunto de forma que toda a carne esteja envolta pelo parma. Com auxilio de filme PVC, envolva a carne enrolada no presunto, de modo que fique ligeiramente pressionado. Guarde para cocção.
 
Tempere o palmito com sal, pimenta, azeite, alecrim e tomilho. Asse em forno brando em papilote de papel alumínio até que esteja macio. Fatie em lâminas cortadas na diagonal. Reserve.
 
Pré-cozinhe os aspargos em água fervente e passe-os rapidamente em água com gelo para parar o cozimento. Corte o aspargos na diagonal, utilize a ponta para guarnição e o restante lamine para utilizar no risoto. Reserve.
O risoto:
Sue a cebola e o salsão em manteiga. Quando estiverem dourados, acrescente o arroz carnaroli e refogue por mais alguns minutos. Deglaceie com o vinho branco e deixe que evapore o álcool. Acrescente, aos poucos, o caldo de frango quente e mexa constantemente até que os grãos estejam cozidos. Adicione a salsinha, o tomilho, a manteiga, o parmesão e o aspargo laminado. Acerte o tempero com sal e pimenta.
Finalização:
Corte os medalhões ao meio, tempere com sal e pimenta. Grelhe em frigideira quente até o ponto desejado.
Corte fatias de queijo taleggio com cerca de 0,5 cm de espessura e coloque sobre os medalhões. Posicione os medalhões em uma assadeira e leve ao forno apenas para derreter o queijo.
 
Grelhe o figo, o palmito e as pontas dos aspargos.
Montagem:
Sirva as porções de risoto e posicione de forma harmonizada os aspargos, o figo e o palmito. Coloque dois medalhões e regue com um pouco de azeite trufado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário