quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Petiscos de vegetais

Ingredientes

Vegetais da estação, que estiverem mais frescos.
Modo de preparo

Prepare os vegetais da sua escolha conforme as orientações a seguir.
Armazene-os em um recipiente fechado, coberto com toalhas de papel úmidas. Cubra com a tampa e coloque na geladeira. Sirva gelado, com patês.
Aipo
Use apenas os talos internos, mais macios. Os talos externos tendem a ser fibrosos e devem ser descascados. Corte em palitinhos de cerca de 8 cm de comprimento e 0,5 cm de largura.
Cenouras
Evite usar cenouras grandes, já que elas podem ter um miolo duro. As cenouras cultivadas organicamente possuem um sabor mais doce. Corte em palitinhos de cerca de 8 cm de comprimento e 0,5 cm de espessura.
Chicória
Corte a ponta amarga e use apenas as folhas internas menores e mais macias. A chicória também possui variedades vermelhas e brancas.
Minibatatas
Escolha as de formato uniforme, pequenas e novas, com uma textura translúcida e cerosa, e de película fina. Ferva as batatas sem descascá-las em água e sal até que fiquem macias (verifique enfiando a ponta de uma pequena faca afiada). Use batatas de peles com cores diferentes para adicionar um contraste de cor ao prato.
Minicenouras
Escolha as que estiverem firmes e crocantes, e use-as o mais rápido possível, já que elas estragam mais rápido que as cenouras comuns. Não retire as cascas. Corte a ponta da raiz e deixe um pequeno caule verde para ser usado para segurar a cenoura ao mergulhá-la no patê.
Pepinos
Retire as sementes e descarte-as. Corte em palitinhos de cerca de 8 cm de comprimento e 0,5 cm de espessura. Deixe sem descascar para ter um maior contraste de cor entre o verde escuro da casca e o verde claro da parte interna.
Rabanetes
Corte a raiz e deixe um pequeno talo verde para segurar o rabanete ao mergulhá-lo no patê. As variedades com formato mais alongado, com a parte superior vermelha e a ponta branca, são as melhores para serem servidas com patês.
Tomates Cereja
Tente encontrar tomates vermelhos e amarelos para obter um contraste de cor. As variedades de tomate cereja com formato de pera e ameixa já estão amplamente disponíveis hoje em dia. Seu formato mais alongado facilita o seu uso quando servido com patês.
Dica
Prepare os vegetais no dia anterior.
Uma quantidade generosa de um único tipo ou dois tipos de vegetais produz uma impressão melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário