quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Lasanha de Verão

Ingredientes

500 grama(s) de massa para lasanha
4 xícara(s) de chá de floretes de brócolis frescos ou congelados
2 colher(es) de sopa de pinoli
2 xícara(s) de chá de miolo de pão italiano grosseiramente esfarelado
1 xícara(s) de chá de folhas de salsinha picadinha
1/2 xícara(s) de chá de queijo parmesão ralado
2 dente(s) de alho picadinhos
8 filé(s) de anchova em conserva bem picadinhos
10 tomates bem vermelhos, sem sementes, em cubinhos
2 colher(es) de sopa de uva passa escura

Modo de preparo

Cozinhe a massa para lasanha em aproximadamente quatro litros de água fervente e salgada. Escorra e estenda sobre um pano limpo.
Aqueça mais dois litros de água, espere ferver, junte 1 colher de sopa de sal e o brócole. Mantenha em fogo alto por uns 5 minutos, até que os talos grossos estejam cozidos, mas ainda resistentes à mordida e bem verdes.
Depois, escorra, mergulhe numa tigela de água com gelo para resfriar e escorra de novo. Enquanto isso, doure ligeiramente os pinoli numa frigideira grande e seca e reserve em um recipiente.
Na mesma frigideira, aqueça um fio de azeite, junte o pão e mantenha em fogo alto até ficar bem dourado e crocante. Então adicione a salsinha, o parmesão e os pinoli e passe para uma tigela.
Na mesma frigideira, aqueça mais um pouco de azeite, junte o alho, espere perfumar, adicione as anchovas e misture até obter uma pasta.
Acrescente o brócole e uma pitada de sal e deixe no fogo até que os talos estejam bem macios. Depois, junte o tomate, a uva passa, a pimenta e um pouquinho de erva-doce e acerte o sal.
Monte a lasanha enquanto o forno aquece a 200ºC (médio-alto). Espalhe um pouco de azeite no fundo de um refratário médio e siga alternando camadas de massa, do refogadinho de brócolis e da farofa de pão, terminando com pão.
Leve ao forno por uns 25 minutos para aquecer e dourar (se quiser, monte na véspera e guarde na geladeira sem assar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário