quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Croquetas de Jamón Serrano

Ingredientes:
½ cebola pequena bem picadinha
2 dentes de alho bem picadinhos
50 g manteiga sem sal
50 g farinha de trigo tipo 1
500 ml leite integral
350g presunto cru
sal e pimenta
farinha de rosca e/ou farelo de pão velho
ovo
óleo para fritar.

Modo de preparo:
Se o presunto estiver inteiro, corte-o em cubinhos. Se estiver fatiado, em quadradinhos de 0,5 cm. Junte-o no leite e aqueça em fogo médio até ferva. Escorra, reservando o leite na geladeira até esfriar. Refogue a cebola e o alho lentamente na manteiga, cerca de 10 minutos. Junte, então, a farinha e continue mexendo até formar uma pasta amarelada (roux). Junte o leite gelado o ao roux e cozinhe, sempre mexendo até engrossar bem, cerca de 10 minutos.
Retire do fogo, junte o presunto picado, tempere com sal e pimenta e leve a geladeira para esfriar bem (cerca de 12 horas). Depois de fria a massa, molde os croquetes, passe-os em farinha de rosca, depois no ovo e novamente em farinha de rosca. Para cascas mais grossas, você empanar ainda uma segunda vez. Opcionalmente, pode-se passar tb em farelo de pão processado para que fiquem menos regulares. Congele-os.
Quando quiser fritar os croquetes basta retirá-los diretamente do freezer para óleo a 160 graus até dourarem (essa temperatura pode variar um pouco de acordo com o tamanho dos croquetes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário