domingo, 13 de maio de 2012

Torta Caprese


Ingredientes

Para a torta:
375 de massa folhada pronta
1 ovo batido
4 tomates maduros
3 bolas de mussarela de búfala ou 4 de mussarela comum
125 g de geleia de cebola
azeite de oliva extra virgem
manjericão fresco picado
sal
pimenta-do-reino

Para a geleia de cebola:
40 ml de azeite de oliva
3 cebolas grandes cortadas em rodelas
60 ml de verjus (um suco acre de uvas ainda verdes) ou vinagre de vinho branco
1 colh (sopa) de açúcar mascavo
40 ml de vinagre balsâmico
2 colh (sopa) de xarope de groselha
Modo de preparo

A geleia de cebola:
Em uma frigideira, aqueça o azeite em fogo brando. Acrescente as rodelas de cebola e deixe cozinhar por 10 minutos, ou até amolecerem. Aumente um pouco o fogo e deixe cozinhar até tomar cor.
Adicione o verjus (ou vinagre) e o açúcar mascavo. Cozinhe até absorver todo o líquido. Junte o vinagre balsâmico e a groselha e deixe no fogo até obter consistência de geleia.

A massa: 
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre uma assadeira com papel-manteiga. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada formando um retângulo de 30 cm x15 cm. Coloque na assadeira, pincele com o ovo batido e faça furinhos com um garfo. Leve à geladeira por 30 minutos (o resfriamento evita que a massa encolha). Deixe a massa assar na parte central do forno, por 20-25 minutos, até dourar e começar a abrir. Ela pode ser assada com antecedência e mantida em temperatura ambiente, até o momento de usar. 
Pouco antes de servir, corte os tomates e a mussarela em fatias de 0,5 cm de espessura. Espalhe a geleia de cebola sobre a massa, que pode quebrar e se desfazer um pouco. Arranje duas fileiras com as fatias de tomate e de mussarela alternadas e regue com um fio de azeite. Leve novamente ao forno pré-aquecido por 5 minutos, no máximo, somente para aquecer. Salpique com manjericão e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Fonte
Valli Little - do livro: Os 5 Melhores - Delicious, Editora Larousse do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário