terça-feira, 21 de setembro de 2010

Queijos


Brie
Aclamado com um dos melhores queijos do mundo, este tipo francês é caracterizado pela sua crosta branca, interior super cremoso. Pode ser feito de leite cru ou pasteurizado de vaca, integral ou desnatado.

Camembert
Mundialmente famoso, esse queijo francês de leite de vaca tem casca branca e interior macio e cremoso. Foi produzido pela primeira vez em 1500, mas só se tornou uma marca em 1790, na vila de Camembert.

Cheddar
Este queijo de leite de vaca pasteurizado e não-pasteurizado, originário da vila de Cheddar, na Inglaterra, é um dos mais famosos do mundo. É um firme e seu sabor varia de suave a ácido e cor, do branco ao laranja (nesse caso, leva urucum). Em nada lembra o cheddar processado americano.

Gorgonzola
Com o mesmo nome de uma cidade italiana perto de Milão, Gorgonzola é um dos melhores queijos italianos. Este queijo de leite de vaca pasteurizado e não pasteurizado é rico e cremoso com um sabor pungente ao final. Quando envelhecido mais de seis meses, o sabor e o aroma ficam ainda mais intensos. É perfeito como acompanhamento de pêras, maçãs e pêssegos e vai muito bem com vinho tinto.


Gouda
Queijo holandês mais exportado, tem como características seu interior amarelado e pequenos buraquinhos. Com sabor amendoado, é muito parecido com o Edam, mas sua textura é um pouco mais cremosa devido a maior quantidade de gordura. Ele pode ser feito de leite integral ou semidesnatado de vaca e envelhece de algumas semanas até quase um ano. O Gouda mais novo tem sabor suave, enquanto o curado lembra o cheddar. É especialmente bom com cerveja, vinho tinto e pão preto.

Gruyére
O queijo suíço de leite de vaca não pasteurizado tem médio teor de gordura e sabor amendoado. Sua textura é cremosa e seu sabor tem toques de cogumelos. O primeiro registro de sua fabricação data de 1115. Costuma ser envelhecido de 10 a 12 meses.

Mussarela
Criada no sul da Itália, este queijo com ótimo derretimento é feito através de um processo chamado de pasta filatta, na qual o leite coalhado é mergulhado em soro de leite quente, então esticado e amassado até adquirir a consistência desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário