sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Suflê de chocolate


MASSA DOCE
Ingredientes:


150g manteiga em temperatura ambiente
75g açúcar de confeiteiro
1 ovo
250g farinha de trigo
30g amêndoas descascadas e trituradas
Sal

Modo de fazer:
Peneire a farinha de trigo, as amêndoas trituradas e o açúcar de confeiteiro. Após peneirar, faça uma cavidade no centro da mistura e coloque a manteiga em temperatura ambiente. Com as mãos, misture devagar a manteiga. Acrescente o ovo inteiro, para dar liga, e uma pitada de sal. Continue misturando até formar uma massa macia e homogênea. Enrole-a em papel filme e deixe descansar na geladeira de 3 a 4 horas. Retire da geladeira e abra a massa com um rolo, tomando muito cuidado para que ela não fure. Depois de aberta, envolva o rolo com a massa e abra sobre formas antiaderentes. Com as mãos, aperte a massa na forma com delicadeza. Cubra a massa com uma forma de papel manteiga, colocando grãos de feijão por cima. Desta forma, a massa não vai levantar. Leve as formas ao forno pré-aquecido na temperatura de 180ºC de 10 a 12 minutos. Retire o feijão e o papel manteiga.

Obs.: A amêndoa pode ser substituída por castanha de caju ou amendoim.

SUFLÊ
Ingredientes:

5 ovos
100g açúcar
140g manteiga na temperatura ambiente
150g chocolate em pó
Sal

Modo de fazer:
Pegue os 5 ovos e separe as claras das gemas. Bata rapidamente as gemas e 50g de açúcar, até a mistura ficar branca. Acrescente o chocolate em pó e a manteiga na temperatura ambiente. Derreta a mistura em banho-maria, mexendo de vez em quando e reserve. Em uma batedeira, coloque as claras e bata na velocidade baixa. Coloque uma pitada de sal e aumente a velocidade. Quando a clara estiver em neve, acrescente 50g de açúcar de confeiteiro e aumente mais uma vez a velocidade da batedeira. Bata até formar um merengue. Pegue a mistura do chocolate e acrescente parte da clara em neve, batendo com firmeza com um batedor de mão. Acrescente mais uma parte da clara em neve e continue batendo. Por fim, coloque o resto da clara e, desta vez, misture bem devagar. Pegue as formas com a massa e encha com o suflê. Polvilhe com açúcar de confeiteiro, para criar uma crosta, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC de 10 a 12 minutos, para que o suflê cresça. Retire do forno e sirva imediatamente.

Sugestão: Na hora de servir, faça uma cavidade no meio da tortinha e coloque uma bola de sorvete de creme. Cubra com calda de chocolate e amêndoas tostadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário