terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bolo de chocolate com avelã


Ingredientes:

Massa
4 ovos (gema e clara separadas)
3 colheres de margarina
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha
1 xícara de avelãs torradas, sem pele
1 colher de fermento
1 xícara de leite

Recheio e cobertura
Pasta de chocolate com avelã a gosto
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de geleia de damasco
1/2 xícara de água

Modo de preparo:

Junte as gemas, a margarina e o açúcar. Bata. Acrescente o leite, a farinha e o fermento. Bata novamente. Acrescente as claras em neve e, por último, as avelãs e misture bem. Unte uma assadeira retangular (o ideal é utilizar assadeira para pão de forma) com creme vegetal, e polvilhe levemente com farinha.Asse por aproximadamente 35 minutos e, depois de assado, corte em fatias de aprox. 1,5 cm de largura.

Preparo do Recheio e Cobertura:

Pegue duas fatias do bolo, recheie com paste de chocolate com avelã, como um sanduíche. Em seguida, cubra totalmente com a pasta com a ajuda de uma faca para manteiga (lisa, sem serra). Aquecer a pasta previamente no microondas facilita esta tarefa. Em uma frigideira derreta o açúcar até que vire caramelo. Deixe esfriar, mas não totalmente, pois ira colar. Ainda mole, retire o caramelo da frigideira e coloque sobre uma superfície lisa, que não grude.Quando estiver totalmente endurecido, enrole num plástico, e bata com a ajuda de um martelo para bater bife até que esteja totalmente quebrado, em pedacinhos bem miúdos, quase pó.

Por último, polvilhe o bolo com os pedaços de caramelo crocantes. Para preparar a cobertura de damasco, ferva a água e adicione a geléia de damasco. Mexa até obter uma textura homogênea e consistente. Reserve.

Montagem:

Coloque o bolo num prato de sobremesa. Por cima, adicione uma bola de sorvete de creme.Circule a volta do bolo com chantili. Despeje calda de damasco a gosto. Polvilhe o conjunto com farofa doce. Decore o resto do prato como quiser (folha de hortelã, calda de sorvete em zigue-zague, etc...) Sirva rápido antes que o sorvete derreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário