terça-feira, 6 de abril de 2010

Vinho ( A bebiba)




Uma definição objetiva do vinho é : produto que resulta da fermentação alcoólica de uvas maduras. Outras frutas podem ser fermentadas e produzir bebidas alcoólicas, mas não podem ser chamadas de vinho. Essa fermentação ocorre naturalmente por meio da ação de levedura que existem na casca e que atuam sobre o açúcar, transformando-o em álcool e produzindo gás carbônico(que em geral é descartado).
O vinho, porém, é mais do que isso. Ele traz em si aspectos culturais, costumes , valores e sobretudo, a ideia de que cada garrafa é única, o que faz com q tenhamos sempre uma expectativa a cada nova garrafa que abrimos.
Louis Pasteur afirmou que o vinho é a mais higiênica das bebidas e que, por suas caracteristicas anti-sépticas, inibe o crescimento de bactérias durante o processo de fermentação.
É também senso comum que o vinho, em doses diárias e moderadas, é excelente para a saúde e importante fator na longevidade de quem o aprecia.
O melhor vinho é aquele que podemos comprar, apreciar e compartilhar, e que nos delicia.Em cada faixa de preço, é possível identificar os vinhos que nos agradam, que vão ao encontro de nosso paladar e que combinam com as comidas que apreciamos. Compreender isso nos liberta de preconceitos e regras rígidas e permite que possamos ousar e experimentar, enriquecendo nossa experiência sensorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário