terça-feira, 6 de abril de 2010

Espumante, Frisante ou Champagnes?



O vinho pode ser classificado segundo 3 critérios básicos: cor, presença de gás carbônico(CO2) ou não e quantidade de açúcar.Quando um vinho apresenta gás carbônico em grande quantidade, é chamado de Espumante, se a presença é discreta, dizemos que se trata de um Frisante e , se não há indícios de CO2, chamamos o vinho de tranquilo.
O vinho vai do seco, passando pelo suave e pelo semi-seco até chegar ao doce.Quanto à cor, é classificado como branco, tinto ou rosé.
Vinho Espumante, esse vinho maravilhoso nos remete a festas, encontros e comemorações, quem não vibra ao ouvir o espocar de uma rolha de espumante? E de onde vem tanta espuma? Como já explicamos acima devido ao gás carbônico e a preservação do mesmo.
Existe vinhos espumante em praticamente todos os paises vinicolas, como as Cavas na Espanha, o Sket na Alemanha e o Asti e o Prosecco na Itália, sendo a sua maioria elaborado pelo método Champenoise utilizado na elaboração dos sempre famosos Champagnes, existe também o método Charmat.
O método Champenoise foi deselvovido na França, na região de Champagne, onde nasceu este vinho tão especial por suas bolhas e seu charme. Foi o único método de elaboração disponível até o surgimento da praticas industriais que levaram ao método Charmat.
Portanto qualquer vinho que ao ser servido, apresentar borbulhas é chamado de espumante. Portanto, todo Champagne é um Espumante, mas a recíproca não é verdadeira! Champagne é uma marca registrada que só pode ser usada por produtores da região de Champagne, na França, que estejam dispostos a obedecer a regras rígidas de produção, forma a se preservara tradição e qualidade do produto
final.
O Espumante pode ser demoninado de acordo com o teor de açúcar("do licor de expedição"), se for zero ele é nature, com um pouquinho de açúcar obtém-se o extra-dry e conforme vai aumentando a dosagem teremos, o brut, depois seco, demi-sec e , por último o doce.

É importante mencionar que 90% da produção mundial de espumantes são do tipo Brut.


Espumantes Mitto


Nenhum comentário:

Postar um comentário