sábado, 5 de outubro de 2013

Braciole al sugo

Ingredientes

12 bifes de alcatra limpíssimos e de 100 g cada um
1 cenoura pequena
1 pimentão verde pequeno
12 fatias finas de bacon
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 cebola grande em cubinhos
2 dentes de alho picadinhos
1 xícara (chá) de vinho tinto
800 g de polpa de tomate ou de tomates frescos sem pele em cubinhos
1 folha de louro
1 xícara (chá) de água
2 ramos de salsinha e 1 ramo de manjericão
1/2 colher (chá) de pimenta calabresa seca
azeite de oliva espanhol
sal e pimenta-do-reino
12 palitos


Modo de preparo

Um a um, coloque os bifes sobre uma tábua, cubra com um plástico ou com papel manteiga e bata com um martelo de carne até ficarem bem fininhos.
Divida a cenoura e o pimentão em 12 tirinhas de uns 8 cm de comprimento. No centro de cada bife, coloque 1 tira de bacon, 1 de cenoura e 1 de pimentão, polvilhe com sal, pimenta e com 1/12 do queijo ralado e enrole pressionando bem, prenda com 1 ou 2 palitos e reserve.
Aqueça um fio de azeite numa panela média, junte os bifes enrolados e deixe dourar bem de um lado e depois dos demais. Transfira, então, para um prato.
Adicione mais um pouco de azeite à panela, aqueça e nele doure a cebola, depois acrescente o alho, espere perfumar e junte o vinho. Deixe ferver por 1 minuto, adicione a polpa de tomate, o louro, a água, os ramos de salsinha e de manjericão, sal, pimenta e volte com os bifes para a panela.
Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe com a panela tampada por aproximadamente 2 horas, até que a carne esteja realmente muito macia e se separando em lascas.
Ajuste o sal e a pimenta do molho, descarte o louro e os ramos murchos das ervas, os palitos e sirva com massa ou polenta .


Fonte
Heloisa Bacellar - chef do restaurante Lá da Venda

Nenhum comentário:

Postar um comentário