segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pastel Caipira


Ingredientes

Para a massa:
1 xícara (chá) de farinha de mandioca crua
3 xícaras (chá) de farinha de milho
1 colh (sopa) de sal
1 xícara (chá) de água fervente
1/4 de xícara (chá) de óleo vegetal
1 litro de óleo para fritar

Para o recheio:
1 cebola média em cubinhos
1 dente de alho bem picadinho
500 g de carne moída (patinho ou coxão mole)
2 colh (sopa) de polpa de tomate
1 batata grande em cubinhos
1 xícara (chá) de água
1/4 de xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadinhas
óleo vegetal
sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

O recheio:
Regue o fundo de uma panela média com um fio de óleo e doure ligeiramente a cebola.
Junte o alho, espere perfumar, acrescente a carne, sal e pimenta e mexa até soltar os grumos e mudar de cor. Adicione a polpa de tomate, a batata e a água e deixe em fogo baixo até que a batata esteja macia e a carne comece a dourar. Junte a salsinha e a cebolinha, acerte o sal e a pimenta, retire do fogo e deixe esfriar. 
A massa:
Enquanto isso, numa tigela grande, misture as farinhas de mandioca e de milho e o sal e esfarele com a ponta dos dedos até conseguir um pozinho fino. Junte a água fervente e o óleo e, quando amornar, passe a trabalhar a massa com as mãos, até que ela esteja bem macia e lisa e descole totalmente das mãos e da tigela (junte mais um pouco de água quente se for preciso e, nesse ponto, se não for utilizar em seguida, cubra a massa com um pano bem úmido ou embrulhe em filme plástico para não ressecar).
No momento de preparar os pastéis, é importante ser persistente, pois a massa é um pouco quebradiça e chata de trabalhar, não dá para abrir com um rolo e é preciso moldar cada pastelzinho na mão, mas não é difícil e vale a pena. Para facilitar o trabalho, coloque um pouco de água fria numa tigelinha (ela será usada para umedecer constantemente a massa, o que evita as rachaduras). Pegue uma porção de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue, unte as mãos com um pouquinho de óleo, faça uma bolinha, aperte o centro com o polegar para fazer uma cavidade e continue apertando com os dedos para alargá-la até que nela caiba 1 colher de sopa de recheio. Então, recheie, aperte as bordas para colar, dê o formato de pastel e, se a massa começa a secar e a rachar, umedeça e alise com um pouco de água. Coloque os pastéis prontos numa assadeira e cubra com um pano bem úmido para que eles não rachem antes de fritar (se quiser, molde os pastéis com até 8 horas de antecedência e guarde na geladeira, ou congele por 1 mês e frite-os ainda congelados). Pouco antes de servir, numa panela ou frigideira grande, aqueça o óleo e mergulhe uns 4 ou 5 pastéis, banhe com óleo com uma escumadeira e frite até que estejam bem dourados e com uma casquinha crocante. Escorra, seque sobre papel absorvente e sirva em seguida com molhinho de pimenta (depois de fritos, os pastéis continuam gostosos por uns 30 minutos, não mais que isso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário