domingo, 4 de dezembro de 2011

Pastel de costela e borda recheada de queijo

Ingredientes:

- 500 g de costela de vaca
- Sal grosso a gosto
- 200 g de requeijão nordestino, que pode ser encontrado em bons supermercados (se não achar, pode usar requeijão culinário. Neste caso, não use o creme de leite)
- 200 ml de creme de leite fresco (é importante que seja do fresco, não de caixinha)
- 500 g de massa de pastel pronta
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 2 colheres de sopa de azeite
- Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

- Comece preparando a costelinha. Retire o excesso de gordura da carne. Tempere com o sal grosso. Embrulhe a costela em papel filme, e depois embrulhe em papel alumínio. Leve ao fogo baixíssimo por 12 horas. A carne tem de ficar desmanchando de tão macia.
- Retire a carne do forno e espere esfriar. Corte em tiras finas. Não retire toda a gordura, senão a carne pode ressecar. Reserve.
- Coloque o creme de leite em uma tigela. Acrescente o queijo.
- Misture bem para ficar cremoso. Acrescente uma das colheres do azeite. Misture bem. Coloque pimenta do reino a gosto (sugestão: use meia colher de chá de pimenta). O creme tem de ficar com uma consistência de pasta.
- Coloque o creme em um saco de confeiteiro. Se não tiver, pode improvisar um cone com um furo na ponta com um saco plástico. Ou pode colocar o creme sobre a massa com uma colher mesmo, é que com o saco de confeiteiro é mais fácil. Reserve.
- Coloque a costela fatiada em outra tigela. Acrescente a salsa e a pimenta do reino (mais ou menos meia colher de chá). Acrescente a outra colher de azeite. Misture.
- Abra a massa. Distribua a carne pela massa de modo que forme seis montinhos com o mesmo espaço entre eles. Borrife um pouco de água, para umidificar a massa.
- Distribua faixas de queijo em três dos lados de cada pastel. Deixe um dos lados livre. Cubra a massa e marque com as mãos as divisórias de cada pastel. 
- Agora, use um cortador de massa para marcar os limites entre as bordas de queijo e o recheio central de carne, mas sem recortar totalmente a parte do meio. Agora, recorte e destaque o pastel do restante da massa.- Agora é só fritar os pastéis em óleo bem quente. Frite dos dois lados.
- Se quiser, sirva com um vinagrete feito com tomate, cebola e pimentão picado, azeite, vinagre (ou limão), sal, pimenta do reino e salsinha picada. Bom apetite!

Chef José Maria Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário