quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Uvas Tintas


AGLIANICO
Uva do sul da Itália, talvez de origem grega como o nome sugere (helênico). Seus vinhos são escuros e potentes.

BAGA
Principal uva da Bairrada, Portugal. Sua pele espessa resulta em vinhos de alta acidez e elevado teor de taninos.

BARBERA
Uva do Piemonte. Ao lado da Nebbiolo produz os melhores vinhos da região. No passado produzia um vinho insípido, mas recentemente descobriram seu potencial para grandes vinhos barricados.

BONARDA
Conhecida pelos vinhos frutados argentinos, mas na verdade é uma uva muito comum na região da Lombardia.

CABERNET FRANC
Uva de Bordeaux que produz inúmeros vinhos no Loire. Seu vinho mais famoso é o Château Le Cheval Blanc. Vem sendo utilizada aos poucos no Novo Mundo.

CABERNET SAUVIGNON
Uva de Bordeaux, resultado do cruzamento natural da Cabernet Franc e da Sauvignon Blanc. Tem amadurecimento tardio e potencial de guarda. Melhora muito com o estágio em carvalho e é versátil, sendo muitas vezes misturada a Merlot, Syrah, Sangiovese, Tempranillo, entre outras.

CARMÉNÈRE
Uva de Bordeaux, quase extinta na Europa. De amadurecimento tardio, encontrou boas condições de solo e clima no Chile, sobretudo no Valle de Maule. Seus vinhos são escuros e tânicos. Os melhores são misturados com Merlot e Carménère.

CASTELÃO
Conhecida também como Piriquita. Produz vinhos na região de Setúbal, em Portugal.

CINSAULT
A pronúncia é “sansô” e, às vezes, ganha a grafia Cinsaut. Muito utilizada no sul da França e no Rhône. Entra no corte do Châteauneuf-du-Pape.

CORVINA
Uva nobre e principal do Amarone. Utilizada no corte do Valpolicella e Bardolino.

DOLCETO
De colheita precoce, produz vinhos com muita cor e taninos. Vem sendo aprimorada no Piemonte. Apesar de o nome sugerir vinhos doces, seu vinho mais comum é seco.

GAMAY
Uva da região do sul da Borgonha, a Beaujolais. Seus vinhos vão dos leves e delicados aos bons Crus Beaujolais amadurecidos em carvalho.

GRENACHE
Uva muito cultivada no sul da França e na Espanha com o nome de Garnacha. Tem colheita precoce e seus vinhos são geralmente muito alcoólicos, sendo por isso cortada com outras uvas. Usada em Châteauneuf-du-Pape, Gigondas e Rioja.

ISABEL
Híbrido de Vitis vinifera e Vitis bourquina. Muito utilizada no Brasil para fazer o famoso vinho de garrafão.

LAMBRUSCO
Uva generosa da região da Emilia-Romagna. Em geral, faz vinhos frisantes e leves.

MALBEC
Uva originária do sudoeste da França, da região do Cahors. Seus melhores resultados vieram da Argentina, onde produz um vinho escuro, de aroma vivo e sabor redondo. Amadurece bem em carvalho.

MERLOT
Grande uva de Bordeaux. Na região do Pomerol produz grandes vinhos, entre eles o Petrus. Tem aroma frutado agradável e sabor macio devido à baixa acidez e aos taninos redondos.

NEBBIOLO
Uva nobre do Piemonte. Seus vinhos precisam amadurecer em carvalho por causa do alto teor de tanino e de acidez. Entra 100% no Barolo e no Barbaresco.

NERO D’AVOLA
Principal casta da Sicília. Tem amadurecimento tardio, o que praticamente limita sua produção em outro local. Seus vinhos são escuros, potentes e em geral amadurecem em carvalho.

PINOTAGE
Variedade criada na África do Sul por cruzamento das variedades Pinot Noir e Cinsault. Seus vinhos são tânicos e frutados.

PINOT NOIR
Originária da Borgonha. Seus melhores vinhos são elegantes e nobres. Possui coloração média, taninos leves e alta acidez. Bons resultados podem ser verificados na Nova Zelândia. Entra no corte de Champagne ao lado da Chardonnay e da Pinot Meunier.

SANGIOVESE
Casta multicultivada na Toscana. Sofre mutações com facilidade e seus clones mais conhecidos são Sangiovese Grosso, ou Brunello; Morellino e Prugnollo Gentile.

SYRAH
A grafia Shiraz veio da Austrália, mas a uva tem origem no Vale do Rhône, onde produz grandes vinhos como o Côte Rôtie e o Hermitage. Tem coloração escura, muito tanino e acidez marcante.

TANNAT
Originária do Madiran, sudoeste da França. Muito produzida no Uruguai. Seus vinhos são encorpados e amadurecem em carvalho.

TEMPRANILLO
Como o nome sugere, essa uva tem colheita precoce. Produz grandes vinhos e é a mais nobre da Espanha. É conhecida como Ull de Llebre, em Penedés; Cencibel, em Valdepeñas; Tinto Fino, em Ribera del Duero. Em Portugal, é chamada de Aragonês, no Alentejo; e de Tinta Roriz, no Douro.

TOURIGA NACIONAL
Provavelmente, a casta mais nobre de Portugal. Seus melhores vinhos são elegantes, potentes, de potencial de guarda. Tem grande aplicação no Douro, mas está se espalhando por todo o país.

ZINFANDEL
Conhecida por esse nome na Califórnia, provavelmente é a mesma Primitivo da Puglia, do sul da Itália. Seus vinhos são frutados e redondos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário