terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Torta de cogumelos


Ingredientes:

Para o recheio:

1 kg de cogumelos variados (cogumelo paris, shiitake, shimeji, etc.)
1 cebola média em cubinhos
1 dente de alho bem picadinho
1/4 de xícara (chá) de vinho tinto
1 amarrado de ervas preparado com 1 folha de louro, vários ramos de salsinha, manjericão e tomilho e folhas e talos de salsão
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1/4 de xícara (chá) de salsinha e cebolinha-francesa picadinhas
azeite de oliva espanhol
sal e pimenta-do-reino branca

Para a massa:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colh (chá) de sal
1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva espanhol
1/2 xícara (chá) de água (aproximadamente)
farinha de trigo para polvilhar
azeite para untar
1 gema para pincelar

Modo de preparo:

O recheio:

Descarte os cabinhos mais duros dos cogumelos e corte o restante em fatias finas. Regue o fundo de uma frigideira grande com azeite, doure a cebola, junte o alho e deixe perfumar. Adicione os cogumelos e espere murchar. Acrescente o vinho, o amarrado de ervas e cozinhe por uns 15 minutos, até amaciar. Junte o creme de leite e, mantendo o fogo alto, deixe ferver por mais uns 10 minutos, até reduzir bem e engrossar. Acrescente a salsinha e a cebolinha, retire do fogo e deixe esfriar (se quiser, prepare na véspera e guarde na geladeira).

A massa:

Misture a farinha e o sal numa tigela grande, junte o azeite, esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa e acrescente água aos pouquinhos, trabalhando até obter uma massa macia e que descole das mãos. Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos. Para montar a torta, polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa com um rolo até obter um retângulo de uns 45 cm x 30 cm, depois transfira para uma assadeira untada com azeite (ou divida em 8 partes para montar tortinhas individuais). Deixe 5 cm livres de borda em toda a volta, espalhe uma camada uniforme de recheio no centro, dobre as bordas em direção ao centro para fechar as laterais e pincele a superfície da massa com a gema. Leve a torta à geladeira por 10 minutos, enquanto o forno aquece a 200ºC (médio-alto) e asse por 30 minutos, até a massa dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário