quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Risoto de Açafrão com Vieiras

Ingredientes
380 g de arroz para risoto;
1 pitada de pistilos de açafrão espanhol;
400 g de vieiras com coral;
1 copo (200 ml) de vinho branco seco;
2 colheres (sopa) de manteiga;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 cebola média;
3 colheres (sopa) de parmesão;
1 tablete de caldo de peixe; pimenta-do-reino moída na hora;
Modo de fazerEm uma panela, coloque o tablete de caldo de peixe e 1,5 l de água. Leve ao fogo brando e não deixe ferver.
Enquanto isso, refogue as vieiras numa frigideira, usando metade do azeite e metade da manteiga. Deixe dourar um minuto de cada lado. Em seguida, acrescente o açafrão, um pouco do vinho e deixe mais um minuto em fogo alto. Tire do fogo e reserve.
Em uma risoteira ou numa panela grande, refogue a cebola picadinha com o azeite e a manteiga restantes. Quando a cebola estiver dourada, adicione o arroz e refogue por alguns minutos, em fogo médio-alto, até o arroz esquentar. Em seguida, adicione o vinho e deixe evaporar.
Comece a despejar aos poucos o caldo de peixe, mexendo sempre. Depois de aproximadamente 18 minutos, acrescente as vieiras, juntamente com o caldo que se formou na frigideira.
Depois de 2 minutos, prove para ver se o arroz está al dente. Quando estiver no ponto, coloque o restante da manteiga, o parmesão e a pimenta-do-reino moída, misture bem e está pronto para servir.   

Receita de Valentino Fialdini

Nenhum comentário:

Postar um comentário