sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pizza Caprese

Ingredientes

1 porção de massa para pizza (120 g)(*)
100 g de molho de tomate pelado (**)
150 g de mussarela em fatias (escolher mussarela de boa qualidade)
8 fatias de tomate-caqui
8 folhas de manjericão-gigante
8 fatias grossas de mussarela de búfala no soro
80 ml de pesto de azeitonas pretas

Para o pesto de azeitonas pretas (rende de 10 a 12 porções):

500 g de azeitonas pretas sem caroço
500 ml de azeite extra virgem
1 dente de alho

(*)Para a massa (rende cerca de 8 discos):

15 g de fermento biológico fresco
1 colh (sopa) de açúcar
10 ml de azeite extra virgem
1 colh (sopa) de sal
300 ml de água mineral em temperatura ambiente (é muito importante que seja mineral, porque a água da rede pública pode ser boa para consumo, mas tem muitas substâncias químicas, como o cloro, que podem influir negativamente. Além disso, a água não deve ser fria demais, o que dificulta a ação do fermento, que gosta de temperaturas mais altas)
700 g de farinha

(**)Para o molho de tomate pelado (rende de 10 a 12 porções):

3 latas de tomates pelados italianos (400 g cada uma)
1 dente de alho bem picado
1 pitada de orégano
1 pitada de sa
Modo de preparo
A massa:
Disponha numa vasilha o fermento biológico e o açúcar e misture até derreter. Junte o azeite e o sal. Misture com uma das mãos e junte a água. Misture mais uma vez e coloque a farinha aos poucos, trabalhando com uma das mãos. É bem mais fácil misturar a farinha em várias etapas. A massa deve levar perto de uns dez minutos para começar a se soltar das mãos. Então basta trabalhar mais uns cinco minutos, sem sovar, para ela ficar lisa, no ponto. Deixe descansar durante 2 horas. Faça bolas de 120 gramas e deixe descansar por mais 2 horas.
O molho de tomate pelado:
Abra as latas e coloque o seu conteúdo numa vasilha. Junte o alho ao tomate. Acrescente o orégano e o sal e amasse com as mãos até ficar como uma pasta, sem pedaços maiores de tomate.
O pesto de azeitonas pretas:
Coloque metade das azeitonas, o azeite e o alho no liquidificador. Bata e acrescente aos poucos o restante dos ingredientes, continuando a bater até que a misture fique homogênea.
Montagem e finalização:
Abra a massa (deixando o centro mais fino e as bordas (corniccione) mais altas.Coloque o molho de tomate sobre a massa e espalhe bem, usando uma colher. Depois, disponha a mussarela e leve ao forno. Retire a pizza assada e coloque por cima as fatias de tomate-caqui. Sobre cada tomate, coloque uma folha de manjericão com uma fatia de mussarela de búfala por cima. Para terminar, distribua o pesto de azeitona sobre as fatias de mussarela. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário