quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pão de Figos Secos

Ingredientes:


1 xícara | 150 g de figos secos 
1 xícara de chá preto quente 
1 colher de sopa de mel 
1 colher de chá de açúcar 
1 colher de sopa de fermento biológico desidratado 
1 colher de chá de sal 
1 / 4 de xícara de azeite 
2 e 1 / 2 xícaras de farinha de trigo 
Farinha extra para polvilhar as assadeiras 
Sal grosso para polvilhar os pães 
Açúcar refinado para polvilhar os pães 
1 colher de chá de sementes de anis



Modo de preparo:
Deixe os figos de molho no chá quante adoçado com o mel de um dia para o outro, para os figos ficarem bem macios. 

No dia seguinte, escorra os figos. Meça a quantidade de chá que não foi absorvida pelos figos e complete com água até obter uma xícara de líquido. Aqueça levemente o chá, misture com o fermento biológico e o açúcar. Aguarde por aproximadamente quinze minutos para o fermento começar a crescer. 


Coloque, em uma tigela bem grande, a farinha de trigo e o sal. Junte o azeite e a mistura de chá com fermento. Amasse bem até obter uma textura macia. Se ficar muito molenga esfregue as mãos com farinha de trigo e continue a trabalhar a massa. 


Descanse a massa em um local sem vento, pode ser dentro do forno ou do micro-ondas, até dobrar de tamanho, aproximadamente uma hora. 


Após esse tempo, trabalhe a massa mais uma vez, acrescente os figos picados. Divida-a em tres partes iguais. Abra cada uma delas bem finas e acomode-as em assadeiras untadas com azeite e levemente polvilhadas com farinha de trigo. 


A massa pode ter seu sabor doce ou salgado ressaltado, para isso pincele a supeficie de cada pão com duas colheres de chá de açúcar ou com um quarto de colher de chá de sal grosso antes de assar. Espalhe as sementes de anis por cima. Descanse a massa por vinte minutos, enquanto o forno esquenta.

 
Asse os pães no forno quente, 220oC, previamente aquecido. O tempo aproximado é entre quinze e vinte minutos. Prepare sanduíches abertos com os seus recheios prediletos como o da foto com tomates, mostarda e queijo ralado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário