sexta-feira, 9 de julho de 2010

Comer doces de colher virou uma mania deliciosa


Aquela mania de fazer doce e raspar o tacho da panela com uma colher já não está mais relacionada apenas a pijama, busca por consolo, reunião de amigos em casa, fora do namorado (a) ou gula repentina. Doces de colher viraram mania também em docerias.

A tendência começou com o brigadeiro. Em O Livro do Brigadeiro (ed. Panda Books, R$ 29,50), a autora Juliana Motter diz que o brigadeiro de colher é o melhor amigo da mulher durante a TPM. E de fato, a ala feminina não pode negar que ele ajuda a melhorar o humor e em pouco tempo.

Para Juliana, há também outro fator simples que faz do doce de colher um sucesso: a preguiça! O brigadeiro de colher é uma versão simplificada da versão enrolada.

- A maior dificuldade da receita convencional é dar o ponto certo no brigadeiro para que ele possa ser moldado com as mãos. O de colher dispensa essa etapa e acredito que por isso seja tão popular, ou seja, qualquer pessoa consegue fazer.

Fora a TPM, a preguiça e a facilidade, a saudade da infância também é um dos motivos que fizeram muitos chefs apostarem nessas delícias. No livro, Juliana reservou um capítulo para contar como fez seu primeiro brigadeiro, aos seis anos e revelar a receita caseira que aprendeu com a avó.

A chef Andrea Tinoco diz que os doces de colher são a solução para quem sempre gostou mais do recheio do que do doce em si. Andrea tem razão. Quem nunca pegou um pedaço de bolo só para comer o recheio? Ou sempre deixou o recheio, que era o mais gostoso, para saborear por último?

- Sempre gostei muito mais do brigadeiro sem aquele granulado ou açúcar que era enrolado. Também gostava mais daquele recheio de doce de leite que do próprio bolo. Comer doce de colher resgata as nossas tradições gastronômicas e, ao mesmo tempo, nos deixa um pouco mais criança.
A doceira Patricia Husni acredita que o doce de colher é mais sofisticado do que o enrolado.

- Como dar uma roupagem mais 'classuda' ao brigadeiro, beijinho, olho de sogra etc, podendo colocá-los em casamentos e festas grandiosas? Em forma de colher.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário