segunda-feira, 24 de março de 2014

Feijoadinha de abóbora japonesa com camarões

Ingredientes
1 abóbora japonesa pequena;
400 g de feijão- branco cozido e temperado*;
1 colher (sopa) de bacon picadinho;
1 colher (sopa) de azeite;
1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picadinha;
4 folhas de couve picadas;
2 colheres (sopa) de coentro picado;
200 g a 300 g de camarões médios limpos, com os rabos preservados;
caldo de legumes (opcional);
sal e pimenta-do-reino a gosto;
azeite de coentro**.
Modo de fazer
Corte duas meias-luas grossas da abóbora, com a casca. Corte o restante em cubos pequenos com ou sem casca (a gosto). Leve todos os pedaços ao forno a 180C, com um fio de azeite e asse até que a abóbora esteja bem macia. Mantenha aquecida.
Doure o bacon em uma frigideira antiaderente e junte os camarões. Quando estiverem dourados, acrescente a pimenta dedo-de-moça e a couve.
Junte o feijão-branco cozido, os cubos de abóbora e, por último, o coentro picado. Ajuste o sal e a pimenta. Se necessário, regue com um pouquinho de caldo de legumes. Toda esta operação deve ser feita bem rapidamente, para que os camarões não passem do ponto. Para maiores quantidades, grelhe os camarões à parte e acrescente por último ao feijão.
Na montagem, coloque uma meia-lua de abóbora em cada prato e por cima despeje a feijoadinha. Decore com um fio de azeite de coentro.
*Cozinhe o feijão, numa panela normal ou de pressão, com temperos de sua preferência, bacon ou um pedaço de carne salgada. Quando estiver cozido, descarte a carne e reserve.
**Bata no liquidificador um pouco de azeite extravirgem com folhas de coentro até a mistura ganhar um tom verdinho e tempere com sal e pimenta.  

Receita de Roberta Ciasca

Nenhum comentário:

Postar um comentário