sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Quiche Lorraine

Ingredientes

Para a massa (massa podre):
125 g de farinha de trigo
2 g de sal
65 g de manteiga
1 gema de ovo
25 ml de água
manteiga e farinha para untar a forma
Para o creme do recheio:

1 ovo
1 gema
125 g de creme de leite
125 ml de leite
pimenta-do-reino, sal e noz-moscada a gosto
Para a guarnição do recheio:
125 g de bacon
10 ml de óleo
85 g de ementhal ralado
Para finalizar:
1 ovo
Para a salada de folhas com tartar de tomates:
meia alface crespa
meio maço de rúcula
meio maço de agrião
um pouco de cenoura ralada
2 tomates picados e sem sementes
1 colh (sopa) de vinagre balsâmico
1 colh (chá) de mel
20 folhas de manjericão
sal e pimenta a gosto
Modo de preparo

A massa:
Peneirar a farinha já no bowl da batedeira. Fazer um buraco no meio e colocar a gema, o sal e a manteiga amolecida, em pedaços pequenos. Começar a bater lentamente. Quando começa a misturar acrescentar a água e bater mais 2 minutos. Retirar do bowl. Amassar com a mão 2 vezes. Formar uma bola, colocar em filme plástico e deixar no freezer por 20 minutos.
O creme do recheio:
Bater levemente os ovos. Acrescentar o leite, o creme de leite, o sal , a pimenta-do-reino e a noz-moscada.  Misturar e passar no chinois.
A guarnição do recheio:
Retirar a cartilagem e a pele do bacon. Refogar o bacon cortado em cubos médios, em fogo médio/baixo, mas sem ressecar. Ralar o ementhal.
Montagem da quiche:
Retirar a massa do freezer e abrir 1 circulo de 3 mm de espessura. Untar a forma com manteiga e farinha. Colocar o disco na forma. Dividir, em cima da massa, o ementhal e o bacon. Acrescentar o creme salgado. Passar o ovo por cima do creme para dourar quando for ao forno. Assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 30 a 35 minutos.
A salada de folhas com tartar de tomates:
Lavar e higienizar a alface crespa, a rúcula e o agrião. Cortar a alface crespa em julienne. Separar as folhas de rúcula e agrião. Num bowl, misturar os tomates picados, o vinagre balsâmico, o mel, as folhas de manjericão, o sal e a pimenta.
Num prato, colocar o pedaço de quiche e montar a salada com a julienne por baixo e as folhas de agrião e rúcula por cima. Acrescentar o tartar de tomates e salpicar a cenoura ralada para decorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário